quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

3ª semana (10 a 16 de Dezembro de 2015)

10 de Dezembro de 2015 - Mysore - Hassan - Belur - Hassan
Saímos de Mysore a meio da manhã e, após uns 120 km de comboio, chegámos a Hassan por volta do meio dia. Depois de arranjarmos hotel e almoçarmos fomos, de autocarro, até Belur (a cerca de 40 km) para visitar o afamado Templo de Chennakesava. Regressámos a Hassan ao anoitecer.

11 de Dezembro de 2015 - Hassan - Shravanabelagola - Hassan
Depois de tomarmos dois diferentes autocarros (num total de 60 km) e após subirmos mais de 600 degraus (não os contámos... mas é o que dizem os livros...), chegámos ao cimo do Monte de Vindhyagiri! Para além das magnificas vistas, visitámos os templos e a gigantesca estátua (a maior do mundo feita de "uma só pedra") o colosso de Gomateshwara (Bahuhvali).

12 de Dezembro de 2015 - Hassan - Arsikere -...
O dia foi passado, em grande parte, a descansar... A meio da tarde tomámos um táxi para Arsikere (cerca de 45 km) e aí aguardámos pelo comboio para Hospet...

13 de Dezembro de 2015 - ...Hospet - Hampi
A espera foi longa... o comboio iniciou a sua marcha, conforme previsto, às 2 horas da manhã! Apesar de tudo, foi uma noite bem passada... a dormir! Chegamos a Hospet e logo na estação tomámos um moto riquexó para nos levar a Hampi (uns 25 km). Pelo caminho combinámos com ele a visita a Hampi: hoje os templos cuja visita é grátis - Hampi - I - amanhã aqueles em que se paga (um bilhete, válido para todos os templos, 250 rupias). A terminar o dia fomos ver o pôs do sol ao Sunset Point...

14 de Dezembro de 2015 - Hampi - Hospet...-
Conforme combinado o condutor do moto riquexó esperava-nos para a visita - Hampi - II - aos restantes templos (os pagos!). Recebemos entretanto notícias de Portugal que nos levou a antecipar o nosso regresso... Comprámos bilhetes para Panaji (a "nossa" Pangim - Goa) na esperança de que aqui resolver, com mais facilidade, a antecipação do nosso regresso. Viagem nocturna em "autocarro cama" (são verdadeiras camas de casal - cerca de 2 por 1,2 metros) bem dormida...

15 de Dezembro de 2015 - ...Panaji
Chegámos de manhã a Panaji (a "nossa" Pangim - Goa)... Encontrámos uma agência de viagens que nos arranjou bilhetes para regressarmos a Portugal (Lisboa) logo à noite num voo da Qatar Airways, via Doha e Barcelona... Aproveitámos o tempo que nos restava para comer um peixe gralhado (já andávamos com saudades!...) e dar uma volta por Panagi... marginal do rio Mandovi.

16 de Dezembro de 2015 - Panaji - Doha - Barcelona - Lisboa - Porto
De madrugada fomos para o aeroporto de Dabolim (o aeroporto internacional de Goa) a cerca de 30km de Panaji. O voo da Qatar Airways saiu por volta das 2h da madrugada. Depois de escalarmos Doha e Barcelona chegámos a Lisboa a tempo do Alfa para o Porto...