terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Templo dedicado a Shiva

Várias pessoas nos recomendaram a visita ao Templo de Shiva para vermos, principalmente, a estátua de Shiva. Realmente o templo é interessante e a estátua, com 20 metros de altura, fantástica! Iniciada em 1994, foi inaugurada em Fevereiro de 1995. 
Foi difícil encontrar o templo... mas lá chegámos!
No meio de construções vulgares e quase sem nos apercebermos... eis-nos no ponto que dá acesso ao Templo de Shiva, o templo da fé onde os sonhos se transformam em realidade! (tradução livre da placa da 1ª foto). Entrada um pouco estranha com a representação de um lingam (ou linga - "marco" representando a divindade hindu Shiva) a que se seguem uns labirinticos corredores/túneis como o que mostramos na foto seguinte.

Entramos... atravessamos vários túneis apertados, uns claros, outros escuros... e chegámos ao templo... Ao entrar pedem-nos para cumprir alguns rituais... primeiro dão-nos umas 100 moedas furadas, de cobre, que vamos distribuindo por uns 50 potes entoando "om namad shivaya", depois dão-nos um fio cor de laranja para atarmos no corrimão de uma escadaria, pedindo um desejo, depois molhamos as mãos no lago, acendemos uma vela e colocamo-la no lago...
Uma das várias estátuas (tamanho mais ou menos natural) que encontrámos nos túneis...
Também nos túneis, um sacerdote
Os potes onde fomos colocando as moedas...
No corrimão atámos o cordel laranja...
O lago onde molhámos as mãos e colocámos uma vela a flutuar...

Chegámos, finalmente, ao "átrio" principal com a enorme e magnifica estátua de Shiva

Pormenores da estátua...



Candeias de barro formando figuras...
Numa espécie de caverna um altar e o universo...

Sem comentários:

Enviar um comentário