sábado, 9 de janeiro de 2016

Auroville

Finalmente pudemos visitar Auroville! O tempo ainda não está famoso (...formoso!) mas tivemos umas "abertas" que nos permitiram fazer a visita.
Auroville, conhecida também como A Cidade do Amanhecer, localiza-se no sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, muito perto de Puducherry. É uma comunidade internacional construída com a finalidade de ser uma cidade universal, onde todos, homens e mulheres, pudessem viver em harmonia, independentemente da nacionalidade, raça, religião e política, para realizar a unidade na diversidade. Actualmente tem cerca de dois mil e trezentos moradores, originários de cerca de 45 países (incluindo portugueses), onde a maior comunidade é de indianos (pouco mais de mil). 
Fundada nos princípios do Yoga Integral, foi concebida e desenvolvida por Sri Aurobindo e pela "Mãe" (Mirra Alfassa). Tendo por base o trabalho do arquitecto francês Roger Anger, o projecto foi apresentado ao governo indiano que o autorizou e encaminhou para a UNESCO que o veio a autorizar em 1966. Em 28 de Fevereiro de 1968 foi a cerimónia de inauguração onde compareceram representantes de 124 países! Cada um destes trouxe um pouco de terra do seu país que após misturadas foram guardadas numa urna de mármore (a Urna da Unidade Humana) que foi colocada num local especial do anfiteatro, na chamada Área da Paz, onde se localiza também o Matrimandir e seus jardins e um lago que proporciona uma atmosfera calma e serena.
A cidade, que só em parte está construída, irá desenvolver-se em forma de espiral (simbolizando a evolução humana), no centro do qual se ergue já o majestoso templo Matrimandir.
Maquete de Auroville
No centro de Auroville o Matrimandir
O Matrimandir, o lago e jardins
Visitantes em meditação
A árvore sagrada, a baniana, que tem a particularidade de, ao longo dos anos, os seus ramos irem crescendo e "lançando" raízes, o que origina que a área coberta pela árvore seja enorme,

Um formigueiro na base de um poste de pedra...
Maquete e desenho do Matrimandir

A Mãe baptizou os 12 jardins em redor do Matrimandir com os nomes Existência, Consciência, Felicidade, Luz, Vida, Poder, Abundância, Utilidade, Progresso, Juventude, Harmonia e Perfeição e atribuiu a cada um deles uma flor que são mostradas ao longo dos caminhos em placas de pedra pintadas à mão. Mostramos a seguir duas dessas placas.

 Aqui fica um sugestivo sinal de transito apelando à moderação da velocidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário